02 setembro 2014

Livro: Como entrei na lista negra da Hermès

Estiloso, o título do livro não acaba por aí...na tradução ficou: Como entrei na lista negra da Hermès... e o subtítulo, Minha Vida À Caça da Birkin, a Bolsa Mais Desejada do Mundo.
Há tempos queria ler este livro, aliás, desde que foi lançado, em 2012. Demorei bastante tempo para comprar, porque não tinha como perder o foco de minha linha de leitura jurídica.Pois bem, esperei o momento certo e no níver da minha mamys - agora em agosto - resolvi presenteá-la, daquele tipo de presente em que você dá e se beneficia (que feio...juro que ela também queria ler !).

Não vou fazer spoiler do livro todo: é uma biografia do Michael Tonello, um "visionário" que descobriu uma mina de ouro, ou, conseguiu vender as bolsas mais desejadas do mundo, as Birkins da Hèrmes, digo bolsas de U$ 8.000 a 30 mil dólares, pelo Ebay.




Acreditem, ele começou vendendo os lenços da marca - que já custavam em torno de U$ 300 - e foi sofisticando até conseguir desvendar a forma de conseguir as tais bolsas. Sim, porque o obstáculo delas não estava - até então - só no preço.
A loja havia criado uma "bruma" sobre elas (que ficam em redomas em algumas lojas!), e havia uma tal lista de espera de 2 anos.



Imaginem as multimilionárias e famosas que pode ter tudo, tudo o quequerem menos a tal bolsa. Jogada de marketing, estratégia de mercado..... .aí, sim, viraram sinônimo de disputa e desejo. Ahhh, o autor até relata uma "situação" ocorrida com a apresentadora Oprah Winfrey (veja o que aconteceu aqui).

O livro tem um pouco daquela, não sei, talvez futilidade do mundo (não só o fashion)que o próprio autor revela no enredo, mas sabe, a leitura é gostosa, flui. Não é pobre em nada, também não achei repetitiva. 

Li com olhos voltados para dois pontos: o primeiro mercadológico, como conseguir vender coisas caras pela net (ele fez até amizades) e o segundo, que só descobri ao longo do livro, é do guia de viagens incríiiivel, variado e exótico! Porque para conseguir as tais bolsas, ele não tinha só que usar a tática que criou (leia no livro), ter um cartão de crédito com limite estratosférico e boa conversa, ele teve que viajar o mundo onde existem as lojas, para conseguir adquirir as Birkins.

Interessante é que os riquíssimos não conseguiam comprar as Birkins , em especial as tais croco (feitas de pele certificada de crocodilo) e ele com um jeitinho bem parecido com o brasileiro, conseguia. E com as vendas, além de conhecer pessoas interessantes, se hospedar um locais fantásticos, comer em restaurantes inesquecíveis, teve um lucro considerável .

Sobre entrar na lista negra, o significado disso você só descobre nas últimas páginas do livro... eu achei que a tradução do título original em inglês "Bringing Home the Birkin" para o português não teve nada a ver, mas leiam e tirem suas conclusões :^))

Ah, comprei o livro na Americanas.com (link aqui) e custou R$ 39,90.

Bjus :^)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...