24 julho 2013

Conexões aéreas em cias diferentes

Vai viajar em breve ? Acompanhe as Dicas Viagem do Guilherme Scheibe  e não perca tempo!


Você precisa viajar para aquela cidade onde apenas uma cia aérea chega? Quer fazer um voo para uma capital, mas descobriu que se comprar os trechos separados fica mais barato que comprar tudo junto?

Isso acontece, porém, o que precisa ficar claro é que, você está assumindo o risco por qualquer problema que aconteça relativo ao atraso ou cancelamento de algum trecho. 

Se seu primeiro voo atrasar, a empresa responsável pelo segundo não tem nada a ver com isso e não vão te eximir das taxas de remarcação do voo que deverão ser pagas no valor atual. É isso mesmo, se você havia comprado um voo que estava a R$ 100 e acabou perdendo, você terá que remarcar no valor atual da tarifa, seja os mesmos 100 ou R$ 700 . O barato pode sair muito caro. 

As dicas para esse caso são: Lembre-se que ao comprar trechos individuais, você terá sempre que desembarcar, tirar a mala, procurar o check-in da outra empresa, despachar a mala, passar pelo controle de segurança novamente e embarcar no avião. Você precisa de tempo e as vezes muito tempo para isso. 

Dependendo do aeroporto, apenas para atravessar ele inteiro e chegar na outra empresa você vai gastar uns 15-20 minutos caminhando. Considere que o voo pode atrasar, a mala pode demorar a sair, e para sua total falta de sorte o outro voo vai sair no horário. Pense em pelo menos umas 2 horas de intervalo, considerando que vai dar tudo certo, ou pelo menos umas 4 horas se forem trechos mais críticos, como uma conexão para um voo internacional. 

Uma outra dica é que esses voos podem ser comprados por uma agência de viagem que irá colocar tudo em um mesmo bilhete macro com um código de reserva e com os códigos de reservas das outras cias aéreas. 

Mesmo que você ainda tenha que fazer todo o procedimento acima, os sistemas usados que integram as empresas calculam esse risco com tempos mínimos necessários de conexão. Neste caso, se ocorrer algum problema, a empresa responsável pelo próximo trecho terá que te remanejar sem custos. 

Alias, essa é uma das poucas utilidades que vejo para as agências de viagem hoje em dia já que praticamente tudo você consegue fazer sozinho pela Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...