18 junho 2012

Chuva de Cartões



Se  ainda não receberam vão receber uma chuva de cartões de crédito. E eles agora surgem em versões "camufladas" em outros documentos ou cartões que a gente usa no dia a dia.   
Outro dia mesmo fui surpreendida pela PUC que mudou a carteirinha do aluno para outra com convênio com o banco Santander. Se não ficar atento, assina papel autorizando usarem seus dados.  
Tem prefeituras passando o cadastro de funcionários para bancos que enviam cartões para empréstimo com desconto em folha.
A carteirinha de sócio-torcedor do Cruzeiro (não torço pra time algum, mas pertence ao marido..) também é agora um cartão com opção crédito do BDMG. Empresas enviando dados de funcionários para financeiras que enviam cartões de supermercado, de farmácia e até restaurante nas função crédito e não são os pré-pagos !). Daqui a pouco até aID e CPF serão assim: um cartão de crédito.

Oi? Mas quem tá ganhando com isso? O consumidor que agora tem mais crédito e consequentemente deve ter queficar mais atento com os milhares de cartões, números, senhas (em casod e roubo, perda, fraude etc) e que também fica mais superendividado, ou os bancos e financeiras, que ficam só esperando você gastar para começarem as cobranças de tarifas, juros, mora etc?

O envio de cartões não solicitados pelo consumidor e vedado pelo Código de Defesa do Consumidor:
" Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:
III - enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço."



Resumindo: estamos sendo vendidos ! Sim, alguém tem seus dados pessoais completos e está vendendo  para bancos, financeiras etc. 
O problema disso? alguém fornecer e usar seus dados indevidademente. Além do mais tem gente ganhando dinheiro a nossas custas! 

Fiquem  atentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...